O uso criativo e inteligente da iluminação pode mudar por completo o aspecto de um ambiente. Do posicionamento ao design das lâmpadas, existem várias formas de explorar essa parte fundamental de decoração e funcionalidade. E alguns elementos prometem se tornar tendências em 2020 – aqui listamos cinco. Além de fatores visuais e preferências pessoais, novas tecnologias devem entrar de vez no cenário.
1 – Madeira cru
O material sempre esteve em alta em diversas construções, seja no ramo comercial ou em casa e apartamentos. Mas no próximo ano se preparem para ver em quantidade a madeira em seu estado puro, com a mínima ou inexistente modificação. Oferece um toque industrial para espaços modernos ou complementa locais de identidade já ligada a aspectos inacabados e rústicos.
2 – Cobre metálico
O metal vem chamando a atenção no ramo da decoração como um todo e na iluminação não poderia ser diferente. Se destaca de forma mais específica com o cobre metálico, caracterizado por versatilidade e resistência. A depender dos modelos escolhidos, pode passar uma sensação clássica ou moderna, sempre agregando em elegância.
Seja na contemporaneidade dos traços retos e limpos ou no tradicionalismo dos formatos arredondados, chegou para ficar. Visto as recentes ondas disruptivas de design, indo na contramão do minimalismo, até mesmo os itens mais excêntricos podem surgir em alta. É um elemento capaz de gerar atenção.
3 – Preto e dourado
As cores clássicas da iluminação certamente vão continuar em tona por um bom tempo. Detalhes em preto e dourado em todo o design das lâmpadas permeiam a sensação de tranquilidade com um tom considerável de fineza. São designados para enfatizar luz e calor e ideais para ambientes de relaxamento ou concentração. Salas de estar, espera e descanso e quartos ganham em harmonia com essa combinação de classe. Pode ascender na cena um tom mais claro de dourado para facilitar possíveis transições de estilo e arquitetura.
4 – LED
Continua sendo a melhor opção. Com uma durabilidade maior em relação aos outros tipos de lâmpadas, o LED teve também uma queda de preço e vem se tornando mais acessível para a população. Tem uma economia de 80% em relação às incandescentes e 30% sobre as fluorescentes. Mesmo se você deixá-los ligados 24 horas por dia, sua vida útil gira em torno de 13 e 17 anos.
É incomparável no mercado e tem em suas luminárias e painéis várias possibilidades de decoração. Uma tendência de arquitetura é a criação de espaços amplos e flexíveis, reduzindo divisões e ganhando em metros quadrados. Isso significa que as luzes de LED, recomendadas para serem centros focais de iluminação em locais maiores, vão ser muito procuradas.
Elas cumprem diversas funções e também servem de iluminação adicional, podendo ser reposicionadas com facilidade em caso de mudanças. A preocupação com o meio ambiente está em evidência e o fato do LED praticamente não emitir calor, gases ou substâncias tóxicas eleva ainda mais seu status.
5 – Iluminação inteligente
As casas conectadas continuam em tendência. O uso da tecnologia para atividades comuns do cotidiano é uma realidade já enraizada na sociedade, mas há espaço para o crescimento dos eletrônicos inteligentes. A iluminação é um elemento chave para qualquer atividade e aí entram os sistemas de lâmpadas controláveis por aplicativo ou comando de voz.
Os produtos permitem que o usuário crie uma ambientação personalizada de acordo com seus gostos e necessidades, unindo funcionalidade e conforto. Ajustar a claridade para determinada vontade – como ler antes de dormir -, mudar sua cor e temporização são algumas das vantagens desses sistemas. Além de que é possível controlá-lo a distância, descobrindo e corrigindo o erro de deixar uma luz acesa enquanto a casa está vazia, por exemplo. Tem uma economia de energia de até 80% em relação às lâmpadas comuns.
Essas são algumas tendências de iluminação para 2020 e os melhores produtos e serviços você encontra aqui na Rossi. Visite uma de nossas lojas e encontre a iluminação perfeita para a sua preferência!