Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
product

O quarto é ambiente de descanso e nele é preciso um cuidado ainda maior para se sentir mais acolhido e confortável. Porém de nada adianta montar um ambiente acolhedor, confortável e relaxante e não se preocupar com a iluminação. Os móveis, decoração e design influenciam muito, mas não são os únicos responsáveis por criar o ambiente adequado. Aqui você vai encontrar várias dicas úteis e inspirações para aplicar em todos os quartos da sua casa, seja do casal, criança, quarto de bebê ou de hóspedes.

A iluminação de um quarto pode variar dependendo do estilo de cada um, mas é certo que ela deve transmitir bem-estar e ser funcional. E é importante também entender sobre como a temperatura da cor pode influenciar na sensação que se deseja transmitir.

Luz Amarela (quente) – Ideal para quartos ou ambientes de descanso pois a luz amarela traz conforto ao ambiente.

Luz Neutra – Ela não altera a nossa percepção de cores dos objetos, por isso, é adequada para ambientes como museus.

Luz Branca (fria) – Excelente opção para o escritório e cozinha, pois além de aumentar a concentração, ela facilita a visualização dos objetos.

Ah, vale também saber diferenciar e usar a seu favor a luz direta e indireta, que mudam tudo no quarto, dependendo da combinação! Entenda melhor aqui.

Dicas para iluminar o quarto

Agora que você já sabe diferenciar e onde aplicar a luz fria da quente, e a luz direta e indireta. Falta saber como aplicar nos quartos!
Primeira dica é se atentar as cores das paredes e móveis do quarto para escolher a iluminação certa, que combine e principalmente, que crie o ambiente que você está procurando. Ah, e escolher a lâmpada certa é primordial. Opte por lâmpadas led, que possuem maior eficiência energética e qualidade na iluminação.

Para o quarto de casal, as luzes recomendadas são luz geral direta (de cima para baixo), luz geral indireta (usando o teto, como na sanca de gesso, ou parede como rebatedor), luz geral difusa (quando o corpo da luminária é feito de material que difunde a luz), luz de destaque (para objetos decorativos) e luz de efeito (que gera algum tipo de efeito visual).

Dependendo do efeito que se deseja dar para o quarto, pode se usar o tamanho do quarto e a arquitetura dele a seu favor. Você pode preferir um quarto mais bem iluminado ou com luzes mais amenas, mas se quiser os dois, pode instalar um Dimmer para controlar a intensidade da luz do seu quarto.  

Para valorizar o natural, você pode distribuir pelo espaço luzes amareladas ou luzes neutras, valorizando todo o ambiente. Para isso, trilhos, fitas de led na sanca de gesso e abajures podem criar o efeito.

Outra boa dica é apostar em pendentes, sejam modernos, do estilo industrial ou vintage, para substituir os abajures e deixar seu ambiente mais leve. Desta forma, você economiza espaço e ainda usa a luminária para decorar seu quarto.

Solte sua criatividade

Agora que você já sabe por onde começar e tem algumas inspirações, é só soltar a criatividade e confiar no seu estilo próprio. Afinal, o quarto é seu! E não tem nenhum outro ambiente da casa que represente mais quem você é e o que gosta. Por isso, não existem limites, o importante é que o quarto seja perfeito para você.

Veja, aqui em nosso site, as luminárias e escolha a que mais combina com o seu estilo.