A energia elétrica faz parte da nossa vida. Usamos ela para tudo: cozinhar, tomar banho, climatizar o ambiente, na limpeza… Enfim, a lista é imensa! E para o uso dos eletrodomésticos, as tomadas e interruptores são essenciais. Neste texto você vai conhecer os tipos existentes e qual a altura ideal para instalar. Continue a leitura!
Em um sistema elétrico, o interruptor interrompe ou direciona o fluxo de corrente em outra direção. Além do recurso básico de ligar e desligar o aparelho, também existem modelos com recursos integrados, como indicadores.
Já as tomadas permitem que o equipamento elétrico seja conectado à fonte de alimentação (eletricidade).
Tipos de tomadas
- Tomada com plug tipo C (energia): são aquelas que têm dois pinos redondos, e aceitam contatos redondos de 4.0 e 4,8 mm. No Brasil é mais comum encontrar o plug tipo N (similar, mas com três pinos). Porém, é possível inserir contatos tipo C nesses modelos também.
- Tomada RJ45: elas têm formato padrão e servem para conectar o computador à internet através do cabo de rede.
- Tomada de TV: esse tipo de tomada possui um conector que recebe o cabo da antena.
- Tomada de telefone: similar à tomada de informática, tem uma entrada um pouco menor e serve para proporcionar uma conexão de sinal para rede de telefone diretamente da parede.
- Tomada industrial: desenvolvida para conectar correntes elétricas maiores e suportar aparelhos que demandam muita energia.
- Tomada de piso: tem instalação elétrica embutida e fica no chão (geralmente têm uma tampa para proteger os plugs). A conexão é feita através de eletrodutos.
Além desses, ainda existem os seguintes tipos de tomadas: tomada USB, tomada HDMI, tomada de sobrepor e tomada inteligente.
Com relação aos plus, como citamos anteriormente, no Brasil são usados os plugs tipo N (três pinos redondos), mas em outros países é possível encontrar outros modelos, como o tipo B (dois pinos chatos e um redondo), o tipo H (três pinos chatos), o tipo D (três pinos redondos, sendo o superior maior), entre outros.
Tipos de interruptores
- O interruptor de polo único é o mais comum e controla um aparelho de um único local.
- O interruptor de dois polos controla dois aparelhos em uma mesma caixa.
- Os interruptores de três polos são usados para controlar luzes com dois interruptores e não têm a opção liga/desliga. Geralmente são usados em escadarias.
- Os interruptores de quatro polos são usados para controlar três ou mais aparelhos. Geralmente são usados em salas maiores.
- Os interruptores multi-localização têm interconexão de dois ou mais interruptores e servem para controlar a carga elétrica de mais de um local.
- Os interruptores de campainha, como o próprio nome sugere, servem para ativar a campainha da porta.
Tomadas e interruptores: onde instalá-los
A Norma ABNT NBR 5410 define as seguintes especificações para todos os cômodos:
- As tomadas baixas devem ficar a, no mínimo, 30 mm do chão, sendo que a altura ideal é de 40 mm.
- As tomadas médias devem ficar de 1,2 m a 1,3 m do piso.
- Tomadas altas, quando necessárias, devem ser instaladas a 2 m 2,25 m do piso.
Ainda conforme a Norma ABNT NBR 5410, a cada 5 metros de parede é necessário que seja instalada uma tomada. Mas é claro que é possível instalar mais por parede, afinal, cada vez mais precisamos de energia para a alta demanda de eletrônicos.
Então, este texto respondeu as suas dúvidas?
A Rossi trabalha com uma linha completa de luminárias, lâmpadas e materiais elétricos. Visite nossas lojas em Balneário Camboriú e Itapema e converse com nossa equipe! Estamos preparados para responder todas as suas dúvidas e oferecer todos os componentes fundamentais para seus ambientes.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nosso trabalho!