Após décadas de uso das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, as lâmpadas de LED surgiram para revolucionar o mercado. Todos os problemas relacionados à eficiência energética, que afetam diretamente o meio ambiente, foram solucionados através dela, fazendo com que fosse a melhor alternativa para qualquer lugar.

Mas, indo um pouco além deste básico, você sabia que existem diferentes tipos de lâmpadas de LED? Isso, inclusive, é mais uma das características que tornam essa lâmpada melhor que as outras. Afinal, ela acaba sendo muito mais versátil.

Neste texto, a Rossi Materiais Elétricos e Iluminação fala mais sobre este assunto. Vamos mostrar mais alguns motivos para escolher o LED e apresentar 3 tipos de lâmpadas de LED que você pode usar na sua casa ou empresa.

Continue a leitura e conheça!

 

Por que escolher um dos tipos de lâmpadas de LED?

O LED é tão vantajoso que os benefícios que nós já citamos não são os únicos. O que você já pôde conferir na introdução foi a sua eficiência energética, ou seja, que ele produz luz gastando menos energia que as lâmpadas convencionais. Outra vantagem, citada indiretamente, foi a versatilidade — visto que existem diferentes tipos de lâmpadas de LED.

Mas não para por aí. Um motivo que faz muitas pessoas evitarem essas lâmpadas é o preço. No balcão das lojas, elas realmente são mais caras. Mas, aqui, é preciso pensar a longo prazo. Apesar de mais caras, elas duram muito mais. Com isso, você acaba fazendo um investimento, não precisando gastar com lâmpadas de novo tão cedo.

Além da economia, outro motivo para escolher o LED é, novamente, ambiental. Filamentos metálicos, mercúrio e substâncias tóxicas na composição são comuns em outras lâmpadas. Nas LEDs, não. Dessa maneira, ela não emite nenhum tipo de poluente. E, como se isso ainda não fosse suficiente, ela também pode ser reciclada.

escolher o led

3 tipos de lâmpadas de LED

 

1. LED comum

Com diferentes potências, formatos e temperaturas de cor, as lâmpadas de LED comuns são as mais encontradas — tanto no mercado quanto nas casas e empresas. Elas servem para a iluminação geral de um ambiente, podendo ser empregadas em praticamente qualquer tipo de luminária.

Alguns formatos favorecem certas aplicações, sendo que:

  • Os tubulares (similares às lâmpadas fluorescentes) e os bulbos (similares às lâmpadas incandescentes) são perfeitos para a iluminação do ambiente inteiro;
  • Os spots são os mais indicados para iluminação direta.

 

2. LED colorido

Para quem gosta de unir a iluminação à decoração, não há nada que se compare ao LED colorido. Com as mais diversas cores baseadas na escala RGB, essas lâmpadas ajudam a quebrar a monotonia do espaço, trazendo mais modernidade e um clima diferenciado para o espaço.

Em locais mais intimistas, como o quarto e a sala de estar, é possível usar cores quentes para aumentar a sensação de aconchego. É possível até trocar a cor da lâmpada de acordo com a ocasião, já que muitas das opções do mercado vêm com controle remoto.

 

3. Fita de LED

Ainda no campo da decoração, as fitas de LED também são uma opção — ainda mais utilizada, inclusive. Com elas, é possível abusar da criatividade na hora de aplicar a iluminação como parte da decoração.

Elas costumam ser vendidas em fitas de cerca de 5 metros, podendo ser aplicadas em rodapés e ao redor de móveis e objetos de decoração. Tudo irá depender do que você achar mais bonito.

E aí, o que achou das nossas sugestões de tipos de lâmpadas de LED? Caso tenha gostado deste texto e queira continuar acompanhando, é só nos seguir no Instagram!