Quando falamos em projetos de iluminação residencial, basta que as lâmpadas iluminem bem o espaço e tenham cores e intensidades que condizem com o objetivo de cada cômodo. Porém, os casos de estabelecimentos comerciais são bem diferentes. Além de deixar o ambiente iluminado, é preciso trabalhar a iluminação para que ela ajude a chamar a atenção das pessoas dentro do local, tornando os produtos mais atraentes.
E, para quem não entende do assunto, este pode ser um verdadeiro desafio. Foi pensando nisso que a Rossi Materiais Elétricos preparou este texto. Se você quer ter mais uma forma de encantar seus clientes, investindo apenas em um projeto luminotécnico diferenciado, na sequência nós te mostramos como fazer isso.
Além de listar os tipos de iluminação que devem ser considerados, nós ainda compilamos 3 dicas de iluminação para lojas. Continue a leitura e aprenda!
Tipos de iluminação que devem ser considerados
Como você sabe, existem diferentes tipos de iluminação. Duas delas são indispensáveis para qualquer loja — especialmente as que trabalham com roupas. Enquanto uma tem a função de iluminar grandes áreas, a outra serve para destacar peças específicas.
Esta primeira que citamos chama-se iluminação difusa. Além de iluminar as áreas maiores, ela o faz de uma maneira suave e sem ocasionar muitas sombras, deixando o local mais confortável.
A segunda é a que chamamos de iluminação direta, que costuma ser mais intensa e posicionada diretamente em cima da peça, com o objetivo de destacá-la e causar um efeito de luzes e sombras.
3 dicas de iluminação para lojas
1. Provador
Ainda focando nas lojas de roupas, a primeira dica que trouxemos é para a iluminação dos provadores. Afinal, é nesses locais que o cliente efetivamente toma a decisão de compra, baseando-se em como a roupa ficou nele. Na prática, isso significa que a iluminação deve valorizar tudo que as peças têm de positivo.
Para distribuir bem a luz e dar um ar de suavidade ao espaço, sem que o consumidor que estiver no ambiente tenha que forçar a vista, uma boa ideia é investir em fitas de LED ou lâmpadas tubulares ao redor do espelho.
2. Vitrine
As luzes dos provadores são importantes para encantar os clientes que já estão na sua loja. Contudo, antes disso é preciso fazer com que as pessoas entrem no estabelecimento. E a melhor forma de fazer isso é deixando a vitrine o mais atrativa possível, tanto através dos produtos quanto da iluminação.
A melhor forma de fazer isso é com o uso da luz direta. Ao utilizar esse tipo de iluminação nos produtos da sua vitrine, você cria o efeito que citamos anteriormente, dando destaque para os produtos e criando um efeito de sombras sobre ele.
3. Fachada
Nossa última dica de iluminação para lojas diz respeito à fachada. Na maioria dos casos, esta é a etapa mais simples. Isso porque, por se tratar de um ambiente externo, a luz principal pode ser proveniente da iluminação natural.
Para complementar, você pode utilizar um letreiro luminoso, que, aliado à luz natural, terá um grande destaque para as pessoas que passarem pelo local.
E você, o que achou das nossas dicas de iluminação para lojas? Está pronto para deixar seu estabelecimento ainda mais atrativo? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais informações como essas, basta seguir a Rossi no Instagram!