Nenhuma dica de iluminação é universal. Afinal, diferentes cômodos exigem técnicas, cores e intensidades distintas. Na prática, isso significa que, sempre que for buscar por dicas de iluminação, é necessário considerar ambiente por ambiente. E foi pensando exatamente nisso que a Rossi Materiais Elétricos e Iluminação desenvolveu este texto.

Na sequência, nós listamos os principais ambientes que estão presentes na maioria das casas brasileiras e damos dicas de iluminação para cada um deles. Assim, você conseguirá extrair o melhor de cada cômodo e aproveitar ao máximo todas as experiências que tiver dentro de casa.

Para acompanhar nossas dicas de iluminação, é só continuar a leitura abaixo!

 

Dicas de iluminação para seus ambientes

1. Quarto

Quando falamos em quarto, o que vem à mente é aconchego. Isso porque ele é o ambiente em que finalmente podemos descansar depois de um longo dia; recarregando as energias para o próximo que virá. Sendo assim, todos os aspectos do quarto, incluindo a iluminação, devem promover o aconchego.

Algumas ideias aqui são apostar na iluminação indireta, usar lâmpadas de cores quentes e investir em abajures.

Nós já fizemos um outro texto sobre dicas para deixar o quarto aconchegante através da iluminação. Você pode pode conferi-lo clicando aqui.

iluminação do quarto

2. Sala

De todos os ambientes de uma casa, a sala de estar é o mais versátil. Ela pode servir tanto para reunir amigos e familiares quanto para finalizar um dia assistindo a um filme ou uma série. A iluminação, por sua vez, também deve ser versátil.

Uma ótima ideia aqui é apostar em diferentes pontos de luz. Além de um lustre central com luz clara para iluminar bem o local quando houver visitas, spots e luminárias com lâmpadas quentes podem ficar em pontos específicos para criar um clima mais intimista.

3. Cozinha

A cozinha, por outro lado, não é nada versátil. Estamos falando de um ambiente em que é preciso ter muita atenção, tanto para um melhor preparo dos alimentos quanto para garantir a segurança das pessoas. E só há um tipo de iluminação que deve ser utilizada quando o objetivo é promover atenção.

Aposte na iluminação direta, com foco nos pontos que precisam ser melhor observados, como a pia. Além disso, a luz deve ser branca, fria, de modo que todo o local proporcione uma visão clara.

4. Banheiro

Para o banheiro, a lógica é parecida com a da cozinha. Como estamos lidando com um espaço de realização de hábitos de higiene, é fundamental que a visão seja facilitada, o que também exige luzes mais claras.

Aqui, no entanto, temos o diferencial do espelho. Além da iluminação central, no teto, é válido instalar pequenos spots no espelho para simplificar atividades como maquiagem e fazer a barba.

E você, já sabia como iluminar os principais ambientes da sua casa? O que achou das dicas de iluminação deste texto? Saiba que a Rossi atua com centenas de produtos de iluminação que podem dar um toque diferenciado à sua casa.

Por fim, se tiver gostado do texto e quiser receber mais, é só nos seguir no Instagram!