Está planejando adquirir as lâmpadas para os ambientes da sua casa ou empresa e não sabe como combinar a cor da parede com a iluminação? Então este texto é para você!

É comum surgir muitas dúvidas nesse momento, afinal, é preciso fazer uma escolha assertiva para a luz harmonizar com as cores, caso contrário o ambiente pode ficar sombrio ou vibrante demais.

Se esse é o seu problema, não se preocupe, nós vamos ajudar você! Continue a leitura e aproveite as dicas. 

  1. Analise o ambiente e o estilo de decoração que você deseja implementar

Antes mesmo de começar a colocar as dicas deste texto em prática, é preciso definir qual estilo você pretende usar na decoração, o tamanho do ambiente e as cores das paredes (caso elas não estejam pintadas ainda, defina quais cores deseja utilizar na pintura de cada parede).

Pense, também, nas cores dos outros elementos da casa, como móveis e objetos decorativos. Esses itens também podem interferir no resultado.

  1. Escolha a lâmpada

A iluminação tem tudo a ver com a sensação que você deseja transmitir para aquele ambiente. Nos cômodos que oferecem descanso e lazer, como quarto e sala, a dica é utilizar uma luz quente, com tom mais amarelado.

Já em espaços onde é necessário estar mais alerta, como na cozinha e no banheiro, o indicado são as luzes frias, na cor branca.

  1. Escolha a melhor iluminação para paredes escuras

Em paredes escuras, em cores como preto, azul escuro e marrom, a recomendação é utilizar lâmpadas em tom frio, pois isso ajudará a harmonizar os tons. Porém, se o objetivo for criar um ambiente mais aconchegante, é possível usar lâmpadas em tons mais puxados para o amarelo.

  1. Escolha a melhor iluminação para paredes claras

Em paredes claras, de cores como branco e gelo, é mais flexível: dependendo do espaço, é possível utilizar tanto lâmpadas de tons frios quanto de tons quentes. 

Se a proposta for um projeto mais claro, lâmpadas em cores claras são ideais para a iluminação, pois elas refletem melhor a luz. Agora, se o objetivo for criar um ambiente mais acolhedor, as lâmpadas em tons quentes vão proporcionar isso, criando uma harmonia interessante, sem deixar o cômodo escuro. 

Como as paredes de cores claras refletem mais a luz, a dica é aproveitar a claridade natural através de grandes aberturas.

  1. Escolha a melhor iluminação para paredes em tons quentes

Paredes em tons quentes, como laranjas, rosas e vermelhas, também ficam ótimas com lâmpadas quentes. A combinação ressalta as cores, estimulando o apetite e deixando as pessoas mais animadas. Por isso, é ótima para ser utilizada em restaurantes e cozinhas.

Pontos de iluminação

Outro ponto a ser considerado na hora de planejar a iluminação dos ambientes é onde as lâmpadas estarão localizadas.

  • Luz central: a luz central é aquela que deve ser a principal iluminação de um ambiente. Se ele for amplo, é importante que ela seja forte, para se distribuir melhor pelo espaço todo. Para isso, é indicado que as paredes e tetos sejam pintados de uma cor clara.
  • Luz indireta: as mais conhecidas são os abajoures, as arandelas ou as fitas de LED. Elas proporcionam uma luz mais difusa e pontual, sendo ótimas para lugares mais aconchegantes e para quartos de bebê, por exemplo. As fitas de LED, especificamente, são mais utilizadas para dar destaque a um ponto específico do ambiente, como em nichos e prateleiras.

Então, gostou de saber mais sobre como combinar a cor da parede com a iluminação dos seus ambientes? Na Rossi você encontra uma infinidade de opções em iluminação, das melhores marcas do mercado, como Sunlight, New Line, Old Artisan, Quality, entre outras.

Acesse nosso site e saiba mais. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar os conteúdos que compartilhamos por lá!