Estamos chegando ao final de 2022 e, com isso, falar sobre decoração e as principais tendências de arquitetura para 2023 está em alta. 

Pensando nisso, preparamos um artigo completo com as 5 principais tendências para você conhecer, se inspirar e colocar em prática em seus ambientes – sempre respeitando as suas preferências e o seu estilo, é claro!

Continue a leitura e depois nos conte nos comentários quais são as suas favoritas!

Principais tendências de arquitetura

1. Design biofílico | arquitetura para 2023

Com a pandemia e a necessidade de passar muito tempo dentro de casa, as pessoas passaram a ter uma maior necessidade de contato com a natureza. Desta forma, o hábito de trazer plantas para dentro de casa se intensificou, difundindo o que chamamos de design biofílico.

Neste tipo de decoração, é preciso criar uma harmonia entre os móveis e a natureza. E isso vai muito além de inserir plantas dentro de casa: é preciso criar um equilíbrio que promova bem-estar. 

No design biofílico, é preciso que haja espaços para descanso, telhado e parede verde, iluminação natural, ventilação natural de qualidade e, é claro, elementos naturais, que podem ser incorporados por meio das plantas.

2. Formas arredondadas | Tendências para 2023

Foto: casa.abril.com.br

Em 2022 foi possível perceber uma forte presença de móveis com formas arredondadas e, em 2023, essa tendência deve se intensificar. A partir de agora, as linhas curvas, que por muito tempo foram consideradas antiquadas, representam um sinônimo de contemporaneidade.

Essa tendência segue uma ideia de fluidez, equilíbrio e conforto. Inclusive, no caso dos estofados, é fundamental que sejam usados tecidos agradáveis ao toque, como o linho. 

3. Ambientes integrados | arquitetura para 2023

Ambientes integrados não são uma novidade, mas em 2023 eles devem ganhar a cena na arquitetura. Isso porque cada vez mais as pessoas estão buscando conexão dentro das suas próprias casas, e os ambientes integrados permitem isso. Além disso, eles proporcionam praticidade e um melhor aproveitamento dos espaços, como ocorre em salas de estar e cozinhas integradas, por exemplo.

Com a pandemia, muitas pessoas precisaram adaptar postos de trabalho dentro de casa, criando o que chamamos de “home office”. Dessa forma, salas de estar e quartos se tornaram também escritórios, por exemplo. Movimentações da sociedade pautam as tendências arquitetônicas e este é um bom exemplo de como essas mudanças ocorrem.

4. Cores naturais | arquitetura para 2023

Conectada ao design biofílico, a tendência de cores naturais também deve ser um destaque. A aposta do momento são os tons terrosos, como o bege, o marrom e o creme. 

Para utilizar essas cores na decoração, o uso de móveis com texturas amadeiradas é uma excelente alternativa. Além disso, é interessante utilizar a própria madeira e inserir materiais naturais na decoração, como linho, bambu, palha, pedras, couro e argila.

5. Iluminação que proporciona aconchego | arquitetura para 2023

A iluminação tem um papel muito importante na arquitetura e decoração. O ano de 2023 chega influenciado pelo modernismo orgânico, e para destacar os elementos naturais, investir em uma iluminação também natural é fundamental.

A tendência é que os ambientes estejam cada vez mais iluminados, por meio de grandes janelas e portas de vidro. Mas é claro que a iluminação natural não dá conta em todos os momentos. Por isso, também é preciso investir em uma iluminação artificial de qualidade e muito bem planejada.

A Rossi atua na comercialização de materiais elétricos e iluminação, em todas as fases da reforma ou construção. Temos uma linha completa de materiais elétricos, iluminação, lâmpadas, lustres e luminárias, tudo seguindo as principais tendências do mercado.

Acesse nosso site e saiba mais sobre o nosso trabalho! Conheça também o nosso ecommerce e nos siga no Instagram para acompanhar os conteúdos que compartilhamos por lá!