Em uma matéria recente para a revista Casa & Jardim, a arquiteta Liana Tessler afirmou que a iluminação é “essencial para coroar um projeto, destacando os pontos fortes e trazendo funcionalidade e aconchego”. A verdade é que um bom projeto de iluminação sempre foi importante, mas atualmente cada vez mais pessoas dão a devida importância.

Não à toa, muito mais pessoas estão buscando as principais tendências de iluminação para deixarem os ambientes de suas casas ainda mais aconchegantes.

E você, está pensando em fazer isso para o ano de 2022? Ficar atento às tendências sempre é uma ótima ideia para aplicar boas ideias a projetos.

Foi pensando justamente nisso que nós elaboramos este texto. Na sequência, você poderá acompanhar 3 tendências de iluminação para 2022. Caso esteja de mudança ou simplesmente queira dar uma cara nova à sua casa, temos a certeza de que este material será útil para você.

Acompanhe!

 

3 tendências de iluminação para 2022

1. Valorização da iluminação natural

 Muitas casas e apartamentos são privilegiados ao ponto de ter uma grande fonte de iluminação natural. Se este é o seu caso, saiba que aproveitá-la será uma grande tendência, o que já vem sendo observado e constatado há um certo tempo.

 Há diversos motivos para adotar a luz natural como principal fonte de iluminação ao longo do dia. O primeiro deles é o mais óbvio: a economia. Às vezes não nos damos conta disso, mas manter as luzes apagadas durante o dia pode reduzir bastante a conta de luz no final do mês.

 Mas não é só isso. A luz natural também estimula a produção de vitamina D, além de nos manter acordados e ajudar a melhorar o humor.

 Quer uma mudança para 2022? Que tal começar a deixar as cortinas abertas durante o dia e aproveitar tudo que a claridade lá fora tem a oferecer?

 2. Iluminação de home office

 Não há dúvidas de que a pandemia deixou muitas marcas na nossa sociedade. Uma das mais expressivas foi o aumento gigantesco de pessoas e empresas que passaram a trabalhar no formato de home office. Para que a produtividade não caísse, uma medida tomada por muitos foi a adaptação de espaços para construir um escritório dentro de casa.

 No entanto, apenas isso não é o suficiente para que o ambiente de trabalho em casa tenha as mesmas condições que tínhamos nas sedes das empresas. A melhor maneira de manter o foco e não se cansar excessivamente é através de uma boa iluminação.

 A principal dica para acertar a iluminação do home office diz respeito à cor. Lâmpadas brancas são mais estimulantes, porém promovem cansaço com mais rapidez. Já as lâmpadas amarelas são aconchegantes demais, podendo relaxar e atrapalhar a produtividade. A melhor indicação é buscar uma lâmpada mais neutra.

 3. Luminárias específicas

Para encerrar, trouxemos também tendências de iluminação relacionadas a produtos. Afinal, as luminárias utilizadas têm tanta importância quanto as lâmpadas em si. Elas podem mudar completamente a decoração de um determinado espaço e, por isso, merecem atenção especial.

As principais luminárias que podemos observar sendo citadas como tendência por especialistas servem para complementar o projeto luminotécnico da casa, oferecendo uma iluminação indireta detalhista.

Alguns bons exemplos são arandelas, luminárias de piso, pendentes e luminárias de mesa.

E você, vai apostar em alguma dessas tendências de iluminação para 2022? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo sobre o assunto, não deixe de seguir a Rossi Materiais Elétricos e Iluminação no Instagram!

Rossi materiais elétricos

Tudo que você precisa em materiais elétricos e iluminação está na Rossi.