A iluminação de uma casa vai muito além de colocar lâmpadas no ambiente. Pensando nisso, preparamos um artigo para ajudar você a equilibrar a luz natural e artificial dentro de casa da melhor forma.
A luz natural tem grande influência na vida humana. Ela regula o ciclo biológico e promove uma sensação de bem-estar. Com ela, o corpo e o cérebro ficam mais ativos e têm suas funções intensificadas.
Outro ponto positivo é que a luz contribui para o ecossistema, pois diminui a necessidade de luzes artificiais e de ar-condicionado. Por fim, o contato com a luz solar é a principal forma de obter vitamina D, fundamental para a saúde dos ossos e para o sistema imunológico.
Em empreendimentos, tanto a luz natural quanto a artificial têm papéis fundamentais. São elas que “dão vida” aos espaços, tornando-os confortáveis e belos.
Continue a leitura e descubra como equilibrá-las em seus ambientes.
Equilíbrio entre luz natural e artificial: confira algumas dicas
Dependendo de como a iluminação for trabalhada no ambiente, ao invés de proporcionar vivacidade, o resultado pode ser uma casa sombria.
O primeiro passo antes de mudar para uma casa ou apartamento é tomar cuidado com a localização do imóvel. Observar a localização solar e se os prédios vizinhos fazem sombra é fundamental para não ter surpresas ruins.
Uma dica importante, que não tem a ver com a escolha das lâmpadas ou da posição solar, é a escolha dos revestimentos e do mobiliário. Se eles forem de cores escuras, você provavelmente vai sentir uma grande interferência na hora de iluminar. O ideal é evitar a utilização de cortinas e persianas em cores escuras, por exemplo.
Mas calma, você não precisa deixar de ter cortinas e/ou persianas, afinal, claridade em excesso também pode ser ruim. Escolha modelos em tons claros e com uma boa filtragem da luz, para que você possa ajustar da melhor forma sempre que precisar.
Outra aposta interessante é incluir espelhos no ambiente, pois eles são excelentes aliados na iluminação. Eles dão o efeito de amplitude, replicando a luminosidade nos espaços.
Cada cômodo da casa costuma ter uma função. No quarto, a prioridade costuma ser o conforto; na cozinha, é preciso ter mais atenção; e assim por diante. Ficar atento a esses detalhes ajuda na construção luminotécnica dos ambientes, já que a luz tem uma grande influência nas sensações.
Em cozinhas, áreas de serviço e ambientes relacionados ao trabalho (como o home office), geralmente utiliza-se luz branca. Já em ambientes mais intimistas como banheiros, quartos e salas de estar, luzes em tons amarelados são a melhor escolha, além de serem mais agradáveis em todos os sentidos.
Nos quartos, você também pode utilizar luz indireta, em que o foco principal da luminosidade é o teto ou a parede. Abajures ou luminárias de leitura também são recomendados.
Com relação aos modelos e tecnologias de lâmpadas, existe uma grande variedade. Com tanta oferta, muitas vezes você pode ficar confuso na hora de escolher quais são as melhores para a sua casa.
A boa notícia é que a Rossi encontra uma equipe experiente e preparada para oferecer o melhor atendimento, como você merece. Vamos ajudar você a escolher as melhores opções para seus ambientes, seja a partir de um projeto arquitetônico ou não.
Visite nossas lojas em Balneário Camboriú ou Itapema/SC e confira o que temos a oferecer. Os endereços você pode conferir em nosso site.
Siga-nos no Instagram para acompanhar mais conteúdos como esse.