Imagine a seguinte situação: você está planejando a decoração da sua casa, escolheu as cores de cada ambiente, comprou os móveis e objetos decorativos. Tudo parece perfeito, mas apesar das escolhas certeiras, não há iluminação suficiente para abrilhantar cada item. Você já passou por isso? Então continue lendo e conheça 7 principais tipos de iluminação.
A luz é um fator vital para dar vida e cor aos ambientes. Seja ela natural ou artificial, seu uso pode harmonizar ou ofuscar os objetos.
Existem diversos tipos de iluminação, e conhecer cada um deles abre um universo de possibilidades em que o funcional e o estético se encontram.
Conheça os melhores tipos de iluminação:
1. Luminárias embutidas
As luminárias embutidas são uma ótima opção para quem ama um visual mais minimalista e moderno. Elas podem ser utilizadas para iluminar um ponto específico ou destacar objetos decorativos.
Essas luminárias costumam ser inseridas no forro do teto, podendo ficar escondidas ou expostas, mas sempre são discretas e pequenas, trazendo um visual mais aconchegante e elegante para a sua residência.
2. Luminárias pendentes
Trazendo um aspecto mais intimista, as luminárias pendentes ficam penduradas no teto, geralmente por um fio. São estrategicamente utilizadas para criar focos de luz em mesas e outros móveis.
São perfeitas para ambientes de leitura e trabalho, onde você precisa direcionar a luz para um ponto específico.
3. Lustres
Se você almeja criar um ambiente mais luxuoso, certamente deveria investir em lustres.
Seu ponto forte não é a iluminação, pois apresenta uma luz mais difusa, mas o seu diferencial está na sua infinidade de formatos, cores e tamanhos. São incríveis para criar ambientes aconchegantes em salas de estar e de jantar.
4. Arandelas
Esse é o tipo de iluminação ideal para quem ama um estilo mais romântico e clássico. As arandelas ficam presas à parede e emitem uma luz mais difusa e discreta.
Assim como os lustres, existe uma variedade de modelos de arandela. O melhor local para instalá-las são os quartos e salas, que necessitam de um clima mais intimista e acolhedor.
5. Abajur
Talvez o mais conhecido desta lista, o abajur é encontrado geralmente em formas cônicas e cilíndricas. Ele está presente em escrivaninhas, cantos de cabeceiras e aparadores.
Sua principal característica é emitir luz por baixo, iluminando os ambientes de forma menos direta. Ele é ideal para cômodos de descanso, como quartos e salas.
6. Plafons
São luminárias de teto que distribuem a luz pelos espaços de forma mais homogênea, destacando as cores, objetos e texturas do ambiente. Isso acontece, pois a luz rebate no teto e se espalha por todo o cômodo.
Os Plafons são bastante versáteis, podendo ser aplicados em ambientes internos, como salas, cozinhas, quartos e banheiros, e em áreas externas, como jardins, quintais e garagens.
7. Spots
Esse tipo de iluminação funciona com pequenos focos de luz extremamente direcionados. São encontrados em paredes e tetos. Apesar de não serem muito potentes, os spots são ótimos para destacar objetos específicos, como quadros e pinturas.
Com a tendência da decoração mais industrial, os spots ganharam força, sendo utilizados em salas, quartos e até mesmo ambientes externos.
Depois dessas dicas, você ficou animado para investir em iluminação e deixar a sua casa ainda mais bonita? Caso queira receber mais dicas, basta seguir a Rossi no Instagram!