Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
product

O eletricista profissional é quem entende tudo sobre eletricidade. Difícil imaginar a nossa vida sem energia elétrica, não é? Por isso, o trabalho destes profissionais é muito importante.

Aproveitamos o dia do eletricista, comemorado nesta semana, para esclarecer algumas dúvidas sobre os serviços prestados por eles. 

No blog da Rossi, você encontra diversas dicas para iluminação. Neste texto, conheça mais sobre a contratação de um eletricista profissional.

Variedade em materiais elétricos

 A Rossi tem linhas completas, modernas e seguras em equipamentos para instalações elétricas e iluminações. Conheça nossas lojas!

O que faz um eletricista profissional

O eletricista é o profissional que entende de eletricidade na teoria e na prática. Existem, de forma geral, três especialidades, com atuações diferentes: eletricistas residenciais, prediais, e industriais.

O foco deste texto são os eletricistas residenciais. Eles são os mais procurados no cotidiano, já que sua área de atuação são as instalações elétricas em casas.

Existem vários serviços que um eletricista pode oferecer. Em geral, sua atuação é a seguinte: 

  • Realizam manutenção de instalações e de equipamentos elétricos.
  • Desenvolvem pequenos projetos, como instalações de elétrica residencial.
  • Fazem propostas comerciais e orçamentos de mão de obra.
  • Inspecionam instalações para garantir o cumprimento de normas de segurança.

O conhecimento e experiência nestas áreas garantem instalações mais seguras.

Porque contratar um eletricista profissional

Segurança e eficiência são as principais razões. Alguns erros comuns podem ser facilmente evitados com a contratação de um profissional capacitado. Por exemplo:

  • Dimensionamento incorreto de cabos.
  • Uso de equipamentos de má qualidade.
  • Isolamento e aterramento ruim.
  • Sobrecarga na rede por excesso de equipamentos.

Esses inconvenientes dão uma grande dor de cabeça! Eles podem aumentar o preço da conta de luz, ou mesmo ser um perigo para sua família. Eletricistas profissionais têm os recursos necessários para solucionar problemas antes mesmo de eles ocorrerem. 

O trabalho de um eletricista profissional também é mais eficiente. A tendência é não precisar fazer manutenções e reparos em curto e em médio prazo. Muitas vezes, ao contratar pessoas que “fazem de tudo”, a falta de conhecimento especializado prejudica. 

No futuro, pode ser necessário contratar outro profissional. É o “barato que sai caro”, como diz o ditado popular, e que não ocorre com eletricistas profissionais. 

Como escolher um eletricista profissional

A parte elétrica de um imóvel é extremamente importante, e a seleção de um profissional deve ser feita com cuidado. Vários fatores devem ser levados em conta no momento de escolher um eletricista.

Por exemplo: caso algo não esteja funcionando, é importante selecionar alguém que tenha prontidão e resolva na mesma hora. Para projetos de grandes proporções, como rede elétrica do imóvel, opte por quem tem muita experiência. 

Mas, em todos os casos, escolha profissionais atualizados. Ferramentas modernas e em bom estado de conservação são sinônimo de trabalho de longa vida útil. 

Em geral, estas dicas são adequadas para escolher um eletricista profissional capacitado e que prestará um bom serviço. 

  • As prioridades devem ser experiência, certificações e credenciais. 
  • Prefira profissionais pró-ativos e com prontidão.
  • Opte por profissionais que oferecem garantia.
  • Observe as certificações e experiência do profissional.